domingo, 24 de junho de 2018

AS FOGUEIRAS TOMAM CONTA DAS RUAS E PRAÇAS DO DISTRITO DE BANANEIRAS, TERRA DO POETA MÁRIO QUERINO




Eu já saí na porta da rua
E vi muitas fogueiras
Acesas na rua e na praça
Do Distrito de Bananeiras.


É uma tradição religiosa
Que já tem uns 300 anos
De existência no Distrito,
É Cultura do povo baiano


Que mora neste lugarejo.
Tem gente que considera
Como costume idólatra,
Contudo, quem me dera


Um poder de eu me livrar
Da idolatria que existe
Dentro do meu coração!
E por mais que eu fique


Longe de tudo que é ídolo
Eu não consigo me livrar
De idolatrar algo na vida,
Sobretudo, o bom celular.


Quem não é apegado sim,
A um celular? Quem mais
Condena a idolatria vive
Com um, e perde sua paz


Quando os créditos se vão
Ou falta a sua Internet.
Isso já é uma idolatria sim,
A ponto que se esquece




Que está ainda no mundo.
Mas as fogueiras só vêm
De ano em ano na mente
Deste nosso povo que tem


Cultura e costume de fazer
Fogueira defronte a porta
De sua casa. Mas isso já é
Tradição e não me importa,


Pois não faz nenhum mal.
Apenas espanta muriçoca
Que evita a gente dormir.
Se este povo disso gosta,


Quem sou eu para mudar
A ideia dos antepassados?
Não, eu estudo Teologia
É para ser um civilizado


E não Teólogo alienado.
Eu devo aconselhar sim,
As pessoas que estão lá
Fora e vêm até a mim


Pedir uma ideia correta
Para mudar o seu atalho,
Claro, para melhor viver.
Mas não é meu trabalho,


Mudar a Cultura do povo,
Condenar a sua tradição
E querer que viva do meu
Jeito, seria uma alienação.


Mário Querino – Poeta de Deus

Poeta Mário Querino 24/06/2018



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTÁS COM FOME? PEÇA QUE ALGUÉM LHE DARÁ O QUE COMER

    Mário Querino 25/04/2024 Hoje eu tive um sonho, O qual me deixa triste, E outro sonho assim, Penso que não existe.   Ora,...