domingo, 2 de julho de 2023

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A MÁQUINA DE DATILOGRAFIA DO COMPUTADOR?

 


 

Mário Querino 02/07/2023

Ora, alguém perquiriu:

“Qual é a boa regalia

Do Computador diante

À Máquina de Datilografia?”

 

No meu ponto de vista,

No tempo da Máquina

De Escrever, o povo era

Cheio de mais graça.

 

Por que Mário Querino?

Porque ela escrevia sim,

Com mais segurança

E fé, tintim por tintim.

 

Pois o que ela escrevia

Ninguém do Orbe Terra   

Poderia não, modificar,

Imagina no pé de serra

 

Onde eu nasci e cresci

Usando a Máquina sim

A partir dos meus 18

Anos de vida, só a fim

 

De eu escrever poesias.

Nessa Era não tinha não

Máquina de Escrever

Pra esta boa população

 

Bananeirense, a não ser,

Uma Olivetti na casa

Do Sr. Joel Cardoso,

Que me emprestava

 

Para eu escrever ditoso

Os meus versos singelos

Aos Presidentes do Brasil

Como, Sr. Collor de Mello,

 

Sr. Fernando Henrique,

E já escrevi um livro

Ao Sr. Luiz Inácio Lula,

Mas já estava evoluído,

 

Eu também já escrevi

À Presidente Dilma,

Um pequeno livro sim,

Contente e feliz da vida

 

Com meu Computador,

Também já escrevi sim,

Aos Papas, João Paulo II

E Bento XVI. Para mim

 

Foi muito bom o tempo

Da Máquina de Escrever,

Porque eu não podia

Errar, para não perder

 

Uma folha de papel não,

Pois para mim era cara,

E muitas vezes eu corria

Atrás duma, coisa rara

 

Não faltar papel em casa,

Pois escrevia bastante

Durante as noites sim,

Para gente importante,

 

Como dizia minha mãe

Gildete (D. Dedé) aqui

Para eu poder respeitar,

E somente eu redigir

 

Coisa boa e edificante,

Pois um Homem sábio

Gosta de palavras boas

E bonitas. Ora, o Diabo

 

Muitas vezes nos traz

Palavra desrespeitosa,

E como mãe era uma

Senhora bem amorosa

 

De princípios familiares,

Ela sempre me dizia:

“Meu filho, a vida exige

Respeito, suas poesias

 

Sejam para alegrar sim,

Todo mundo, por que

Todo mundo merece

Ser feliz na Terra, e você

 

Tem dom da felicidade,

Passe para os outros,

Contente e voluntário,

Não vise nenhum pouco

 

Tirar proveito das obras

Que você escreve aqui,

Pois o seu maior ganho

Na Terra eu agora já vi,

 

Que é ter uma vida feliz

Mesmo sem dinheiro,

Pois o que você escreve

Alegra o Mundo inteiro.

 

Então, tenha o cuidado,

Para não fazer asneiras,

E ficar decepcionado

Aqui em Bananeiras.

 

Então, o respeito cabe

Aonde você chegar.”

Daí então, eu ouvindo,

Tinha medo de errar

 

Quando escrevia na boa

Minhas singelas poesias

Para enviar às pessoas

Que alegres recebiam.

 

Então a Era da Máquina

De Datilografia era bem

Mais segura a Escrita,

Por quê? Pois ninguém

 

Conseguia mais apagar

O que já era escrito.

Então, eu agora, tenho

Analisado sim, e visto

 

Muitas coisas que não

Dá para engolir calado,

Mas se for contra sim,

Será um condenado.

 

Pois de repente o autor

Apaga tudo, e a gente

Não tem como provar,

Ele se torna inocente.

 

Mas na Era da Máquina

De Escrever, não tinha

Como deletar o texto,

Dai então a prova vinha.

 

Claro, como eu sou sim,

Um velho moderno,

Uso meu Computador

Até dentro de um terno,

 

Igual gente importante,

Como dizia mãe Gildete,

Mesmo sem conhecer

Esta famosa Internet.

 

Por isso eu ainda tenho

Ao meu lado a Máquina

De Datilografia. Pois ela

É para mim uma Graça.   

 

Mário Querino – Poeta de Deus


Mário Querino 02/07/2023

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...