quarta-feira, 5 de julho de 2023

SE VIVÊSSEMOS DE TRADIÇÃO, NÃO TROCARÍAMOS DE RELIGIÃO?

 


 

D. Márisa 05/07/2023

As festas tradicionais,

Obviamente, juninas,

Já se foram neste ano,

Foi uma coisa linda

 

Aqui na amada Bahia,

Sobretudo Pindobaçu,

Onde foram badaladas

Sim, do Norte ao Sul,

 

Do Leste ao Oeste,

As festas foram vistas,

Muita gente gostou,

Eram bons os artistas,

 

Mas teve comentários

Sobre os artistas sim,

Pois a tradição ficou

Pra trás. Já vejo assim:

 

Não posso viver não,

Como foram meus pais.

Ora, por que Querino?

Porque tudo se vai

 

Mudando a Cultura.

Já pensou, eu sendo

Bacharel com ideias

Dos meus pais aqui,

 

Onde viveram sim,

80 e mais anos nesta

Terra onde eu nasci

E não ignoro festas,

 

Do jeito que elas já

São para a nossa Era,

Sobretudo pra mim

No bom pé de serra!

 

Já ideou, a D. Marisa

Ser como foi sua avó

Ou a sua bisavó aqui!

Ela seria melhor?

 

Então no meu a ver,

Cada tempo tem seu

Costume e Cultura,

O Senhor nosso Deus

 

Fez a gente para ter

Desenvolvimento sim,

Não pra ser atrasados.

Agora, objete a mim:

 

O Senhor Jesus Cristo,

Seguiu sim a tradição

Que viveram aqui

Na Terra, Eva e Adão?

 

Pra quem ainda quer

Ser um tradicional,

Não usa hoje, veste

De folhas de vegetal,

 

Por quê? Não seria

Uma coisa muito boa,

Com roupa de folhas

Entre estas pessoas?  

 

Será que ficaria assim

Airosa como D. Marisa,

Dentro deste vestido

Sim, tão feliz da vida?

 

A tradição de meu avô

Era andar montado sim,

Em cavalo ou jegue,

Porém, isso para mim

 

É algo ideal para nossa

Era? Você civilizado,

Quer ter um jegue para

Andar nele montado?

 

Assim são as festas

Do tempo moderno,

Cada ocasião perde

Sim um valor paterno.

 

Pois os meus avôs já

Viveram o seu tempo,

Os meus pais viveram

O deles, no momento

 

Vivo o meu, e assim

Por diante, na Terra

Mormente no meu

Amado pé de serra

 

Titulado Bananeiras,

Onde vejo mudanças  

Ao lado desta Mulher

Repleta de elegância.

 

E se ela fosse como

Eva e eu como Adão?

Ora, deixo este povo

Festejar o São João

 

Como o seu tempo já

Oferece. Cada tempo

É um tempo na Terra,

E nosso pensamento

 

É evoluído sim, a cada

Dia que chega novo.

Se você não gostar,

Deixe é gosto do povo.

 

Mário Querino – Poeta de Deus 


Mário Querino 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...