segunda-feira, 1 de agosto de 2011

NÃO SE DEVE DUVIDAR DA FÉ

Pesquisada no Google


Hoje começa o mês de agosto,
Mês de muitas superstições,
Pra muita gente que acredita,
Embora, tenha as suas razões,

Porque a nossa fé é pessoal
E temos as nossas tradições.
Ainda há fé dos antepassados,
Que faziam as suas previsões.

Este povo moderno não crer,
Não vou discutir, é seu direito,
De pensar, de falar e de agir,
Com ou sem esses preceitos.

Ninguém é obrigado seguir
Uma tradição ou superstição
Dos nossos antepassados,
Contudo, não faça gozação,

Pois o mundo é composto
Do que é bom e do que é ruim.
Se você nisso não acredita,
Siga a sua vida feliz assim.

Se você então acredita nisso,
Não tente fazer ao contrário,
Pois, pode acontecer e você
Falar: “Tem razão o Poeta Mário,

Não devemos zombar da fé
Nas coisas que nos ensinaram
Os nossos antepassados,
Porque nisso eles acreditavam!”

Em Bananeiras havia um velho
Com mais de oitenta anos,
E tinha uma excelente tradição
Neste feliz cantinho baiano.

Uns diziam que era superstição,
Outros acreditavam numa boa,
Porque tudo dava certo
E animava muito as pessoas.

Todo final de ano o velhinho
Fazia a sua boa experiência,
Para saber se no ano seguinte
A chuva viria com frequência.

Com a sua experiência o povo
Já sabia os meses que chovia.
Essa experiência era feita
No dia da Festa de Santa Luzia.

O velho tinha fé na experiência
E tinha muito motivo para crer.
Pois tudo o que ele dizia ao povo
Todo mundo via acontecer.

Não sei se foi essa a razão,
Contudo, isso me aconteceu:
Saí dos preceitos de meus pais,
E fui viver do jeito meu.

Não cortávamos nosso cabelo
Ao chegar o mês de agosto,
Porque era uma tradição
Que tínhamos respeito e gosto

De cumpri-la em Bananeiras.
Um dia desviando dos preceitos
Dos meus queridos pais
Pra viver de meu próprio jeito,

Acabei ficando louco, não sei
Se a causa foi à desobediência,
Mas confesso que eu enlouqueci
E todos têm disso a consciência.

Pois dei trabalho aos meus pais
Que me consideravam sabido
E de repente me viram assim,
Tão desviado e enlouquecido.

Tudo bem siga a sua fé do jeito
Que você tem no coração.
Você é livre e a fé é pessoal
Se você tem essa superstição,

Não avance se a fé for pouca,
Porque pode acontecer
E o sofrimento ser bem maior
E todo mundo assim dizer:

“Está vendo a situação do cara,
Ele zombou tanto dos pais
E agora está sofrendo assim,
Deveria sofrer muito mais!”

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR CAUSA DE UM ASPECTO, DEIXAMOS DE FAZER UM BOM NEGÓCIO

Mário Querino 19/04/2024   Nesta noite eu tive Um sonho e vou sim, Escrevê-lo pra vocês, Tintim por tintim,   Pois é interess...