segunda-feira, 29 de junho de 2015

QUAL É O SENTIDO DAS FESTAS JUNINAS NOS TEMPOS ATUAIS?

Poeta Mário Querino 29/06/2015


Terminando as festas
Juninas no meu sertão,
Agora observa o poeta
Com muita precisão.


Na minha adolescência
Tudo era sim diferente.
Hoje o povo já pensa
E é de tudo consciente.


Mas não ver que a festa
Junina é feita com forró
E não com uma seresta
De romântico ou melhor,


De apaixonado. Isso faz
Perder a boa essência
E o sentido que nos traz
As festas de tendências


Junina ou voltadas sim
Aos Santos devotados.
Isso é brusco para mim,
Aprecio forró do passado.


Pois essas músicas atuais
E tocadas fora de tempo,
Se tivessem noção os pais
Não usariam nem dentro


Do seu quarto trancado,
Imagina num Distrito
Onde há criança do lado,
Jovem e ancião vendo isso


E ouvindo estas maldades.
Contudo, é como se diz:
“Vivemos na modernidade
E tudo é liberado no país.”


No meu pequeno Distrito
Tinha carros com alto som,
Não tocando forró bonito
Mas algo que não foi bom


Para pessoas de respeito.
Não tinha nada a ver
Com a festa, mas o direito
Deixou tudo isso acontecer.



Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUANDO DEUS QUER, TUDO MUDA SIM, PARA MELHOR

Hoje à noite, eu já   Pensando em você, Digo sim, que Deus Tem todo poder   Para te fazer bem Na vida nesta Terra, Mormente no...