terça-feira, 5 de setembro de 2017

QUEM CRIOU A LEI DOS DIREITOS HUMANOS, POR QUE NÃO INCLUIU OS DEVERES E COMPROMISSOS TAMBÉM?

Poeta Mário Querino 05/09/2017


Quanto mais o Governo
Investe nos Estudos,
Eu, como um Poeta vejo
No homem um absurdo.


Quando o país tinha alto
Número de analfabetos,
O Sistema era mais fraco,
E a Justiça tinha sucesso.


Claro, tinha coisas ilícitas,
Porém, tinha mais temor,
Mais respeito e conquistas
Pela bravura que ganhou.


Ora, havia muita pobreza
E honestidade presente,
Sim, tinha muita riqueza,
Mas a Justiça era ciente...


Na era do analfabetismo,
Claro, no querido Brasil,
Os pais eram mais ativos
E sua família mais gentil.


Hoje, sinceramente digo
Que os lideres fazem sim
Atos... Que fico pensativo
E comento só para mim:


Para que tamanho saber
Na cabeça dos chefes
Que só sabe então fazer
O que Deus não agradece?


A Justiça fica anos e anos
Examinando a situação.
E do pé de serra baiano
Só vejo mais é corrupção.


Hoje em dia o pai diz:
“Meu filho, vá comprar
Um quilo de arroz.” Feliz
Ele vai, mas ao chegar lá,


Claro, com o bom troco
Compra o melhor doce.
O pai diz: “Cadê o outro
“Real”, que não trouxe?”


O filho fica caçoando sim
Da cara de seu pai e diz
Se justificando até o fim:
“Vi doce e comprar quis.”


O pai diz: “Vais apanhar.”
O filho replica com saber:
“Digo ao Conselho Tutelar
E ele vai prender você.”


O pai abaixa a sua cabeça
E diz diante de seu filho:
“Por incrível que pareça,
O povo perdeu seu trilho!


Quando este menino
Crescer, crescer, crescer...
Neste sertão nordestino,
O que será aonde viver?”


Quando éramos pequenos,
Nossa mãe dizia:
“Assim, hoje entendo,
E de minha mãe eu ouvia:


‘Quem furtar um só grão,
Também furtará um saco
Cheio, usou má intenção,
E isto para vocês já passo.’


Naquele tempo não tinha
Estes direitos inventados,
Nosso povo sempre vinha
Adquirindo algo, suado.


Agora, é tanta facilidade,
Que o ser humano já vive
Fora da responsabilidade
E leis lhe deixando livre.


Sem nenhuma punição.”
Minha mãe citou adágio
Que é a cara da corrupção:
“Mente vazia é casa do Diabo.”


É justo, direitos humanos,
Não sou contra algo lícito,
Contudo, ficou faltando
Deveres e compromissos.


Mário Querino – Poeta de Deus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACHA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA? LEIA A BÍBLIA E PROCURE ENTENDER A TRILHA QUE ELA ENSINA

  Mário Querino 28/03/2024 Veio pensamento Na minha cachola, E fiquei momentos Refletindo: e agora,   O que eu vou fazer? O...