sábado, 30 de setembro de 2017

QUEM TEM O CARGO MAIS IMPORTANTE NUMA ENTIDADE?

Poeta Mário Querino 30/09/2017



Alguém estava discutindo
A respeito de melhor cargo,
Num cantinho nordestino.
Então chegou um sábio


E lhe esclareceu tudo sim.
Então ele lhe falou o certo
E o justo tintim por tintim,
Todo mundo ficou quieto,


Mas pediram comprovação,
Quando ele citou o Porteiro
Como o de mais elevação,
E entre todos é o primeiro...


Então o sábio se encontrou
Com o Porteiro da entidade
E consigo combinou
Para mostrar sua utilidade.


Então o sábio perguntou:
“Qual é o horário de você
Começar o seu labor,
Você pode agora me dizer?”


O Porteiro lhe disse: “Posso,
Eu entro na entidade
7 horas, deste horário gosto,
E trabalho com vontade."


O sábio disse: “Eu precisando
Defender uma Tese, claro,
Neste cantinho baiano,
É um teor que acho raro,


Mas você pode me ajudar.”
O Porteiro disse: “Em que?”
O sábio disse: “Vai chegar
Na entidade e se esconder


Numa casa vizinha até
Faltar apenas 1 minuto
Para abrir o portão, que é
A entrada do público.


Deixe os servidores de fora
E o seu chefe também,
Se ele chegar nessa hora.
Não se preocupe, algo vem


Para te deixar elevado,
E todo mundo saber
Que o melhor cargo
Está de fato, com você."


Daí o Porteiro fez isso,
Todo mundo chegou
E dizia: “Porteiro ilícito!"
E logo chegou o Diretor,


A agitação aumentando
E o Porteiro tranquilo,
Escondido e observando.
Só ele e o sábio no sigilo.


Ora, quando só faltava
1 minuto para abrir...
O Porteiro dando risada  
Fazendo o povo sorrir,


E ainda indagou assim:
“Todo mundo aqui na rua
Esperando por mim?
Até o Diretor com a sua...


Só agora eu vejo
Que meu cargo é sim
O melhor neste lugarejo.
Até o chefe carece de mim."


O sábio pediu 1 minuto
Antecipado, para o Porteiro
Não ser servidor injusto,
Mas chegar por derradeiro.


O sábio sabe o que faz,
Para não prejudicar
Um trabalho que satisfaz
Ao servidor que quer lidar.


Alguém pode até falar:
"Mas o chefe ganha dinheiro
Que jamais vai ganhar
O nosso amigo Porteiro.”


Mário Querino – Poeta de Deus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AONDE PODE NOS LEVAR A PREOCUPAÇÃO? A UMA VIL DEPRESSÃO

    Mário Querino 20/04/2024 Ora, um cara vivia Aqui preocupado Com tudo na vida, E desassossegado,   Um dia parou para Pod...