terça-feira, 8 de janeiro de 2019

DIPLOMA NÃO EDUCA, E SIM, OS PRINCÍPIOS

Poeta Mário Querino 08/01/2019



Analisando os princípios
Das famílias de meu pai
E de meu querido sogro,
Vejo assim, boas demais.


Meus pais não tiveram
Não, nenhum estudo,
E formaram sua família
Faltando quase tudo.


Pois somos 11 irmãos,
7 homens e 4 mulheres.
Ainda com esse número
De gente, os caracteres


Nessa nossa realidade,
Nunca ficamos à-toa,
Brigando nessas ruas
Com nenhuma pessoa,


Quer dizer, o intelecto
Não se lembra disso.
Porque já tenho 56 anos
Neste meu bom Distrito,


E nunca eu vi uma briga.
Então, dá a entender sim,
Que Diploma não educa,
Mas só abre porta, a fim


De auferir bom emprego.
Hoje, sei que a Educação
Vem sim dos princípios,
Que existem na geração.


Os meus sogros também,
Não têm formação não,
Foram nascidos e criados
Na roça, do meu sertão,


Sem irem para a Escola.
Formaram uma família
De 10 membros assim,
Repletos de maravilhas.


Claro, os pais, 4 homens
E 4 mulheres também.
E vieram para o Distrito
Em 1981, e vivem bem.


E durante este tempo,
Nunca vi uma briga não,
Com ninguém da rua,
Nem entre pais e irmãos.


Isso dá a entender sim,
Que ainda entre fereza,
Os princípios falam alto
E controlam a natureza


Do ser humano na terra.
Por mais que eu queira
Fazer o mal, o intelecto
Pensa de uma maneira


Tão gentil, que me sinto
Envergonhado de tudo.
Então Educação não vem
Não, de nenhum estudo,


Mas de nossos princípios.
Quantos doutores brutos,
E professores ignorantes
Que agem entre o público!


Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMORIZAR COISAS VELHAS É NÃO TER ALGO NOVO PARA EXIBIR

  Mário Querino 26/04/2024 Ora, alguém inquiriu: “Escreves todo dia, Porém, tudo isso fica Na memória?” Só ria   Dessa pergun...