sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

“VÊ CARA E NÃO O CORAÇÃO”

Poeta Mário Querino 17/02/2017


Um amigo sempre fazia
O bem para alguém,
Mas acontece que um dia
Careceu ajustar também


Algo que era ilícito
E falta de educação.
Mas alguém disse isso:
“Vê cara e não o coração.”


Claro, disse murmurando
E o seu amigo inocente,
Tudo isso escutando,
Porém, bem consciente


Que praticava a justiça
Perante ao Senhor
E ao povo que sempre fica
Escutando com vigor.


Alguém não entendido
Achou ruim a correção
Que fez o melhor amigo.
Disse: “Vê cara e não o coração.”


Porém, um dia alguém
Precisou fazer algo
E o amigo faria muito bem
Com júbilo e bom grado.


Então enviou o seu filho
Para contratar o bom amigo
Que mostrava um brilho
E era profissional sabido.


Quando o jovem chegou
À casa do bom amigo,
Assim para ele falou:
“Amigo, vim com objetivo


De contratar ao senhor
Para fazer uma obra
Que meu pai projetou
E tens saber de sobra.”


Daí o bom amigo falou:
“Vá contratar o fulano
E ele faça o que projetou
Seu pai. Estou solicitando


Agora o seu bom labor.
Depois me dê à conta
De tudo que gastou,
Mas deixe a obra pronta.


O jovem voltou pensativo
E para o pai contou
Tudo que tinha ouvido.
O pai assim perguntou:


Por que ele não vem,
Que mandou outro
E ainda pagará também
Com júbilo e bom gosto?


Vá inquirir qual é a razão
De ele ser bom para mim.”
Ele foi fazer a indagação
E o amigo falou bem assim:


“Seu pai via a minha cara,
Mas não via meu coração.
Hoje as coisas ficam claras,
E ele terá a compreensão


Ao ver o meu coração
E não ver mais minha cara.
Eu fiz aquela correção,
Por ver uma falha clara.


Deus diz que, se veres o errado
E não mostrar ao amigo,
De fato, tu serás o culpado
Por não lhe dar esse aviso.


Mas se tu deres o aviso
E o amigo não escutar,
Não terás culpa do prejuízo.
Então, livre da culpa serás.”

Mário Querino – Poeta de Deus



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMORIZAR COISAS VELHAS É NÃO TER ALGO NOVO PARA EXIBIR

  Mário Querino 26/04/2024 Ora, alguém inquiriu: “Escreves todo dia, Porém, tudo isso fica Na memória?” Só ria   Dessa pergun...