sábado, 16 de julho de 2011

ESTÁ ME FAZENDO GOZAÇÃO?

Pesquisada no Google


Alguém me perguntou:
“Mário você já redigiu sobre
Matemática, Ciências e Filosofia,
Redigir bem você pôde.

Você já redigiu sobre Português?
Se não faça agora para mim
Uma poesia sobre esta Matéria.
Então comecei a redigir assim:

Agora eu vou redigir
Com pouca experiência,
Começo falando da vírgula
E do ponto de reticência.

O ponto-e-vírgula é
Uma pausa bem maior,
O hífen ainda se utiliza,
Há palavra que sofre o pior

Porque excluíram o hífen,
Talvez para melhorar
E fazer uma boa união
Para jamais se separar.

Um dia os parênteses
Quiseram saber então,
Porque ficam de reserva,
Para atenderem 2ª opção?

Todavia, isso não é o pior,
Fala o ponto de exclamação,
Que somente é usado bem
No tempo de lamentação.

Ao acontecer uma alegria,
O ponto de interrogação
Fica perguntando assim:
“Você está fazendo gozação?”

Comentam os dois pontos:
“Nós só servimos para indicar
Quando um amigo quer
De uma conversa participar.

Quando se usa um travessão,
Muitas vezes ficamos de fora
Realmente viramos iracundos
Ao mandar-nos ir embora.

Com o estudo que eu fiz
Achei as aspas bem fortes,
Porque somente são usadas
Em frases que tem sorte.

Temos também o amigo til,
E o acento circunflexo,
O acento agudo e o grave,
E o trema sem mais acesso

A muitas simples palavras,
Porque no Português,
Acharam melhor excluí-lo
E usá-lo por ser um cortês.

Temos o sinal de apóstrofo,
Que e um sinal diacrítico
Em forma de vírgula
Sobrescrita em lugar bonito.

Assim eu concluo a poesia
Não achando tão legal,
Porque não gosto de usar
O importante ponto final.

Então precisamos tudo fechar
E usar os bons colchetes.
Por isso esta poesia é
Redigida com grande interesse.

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUANDO DEUS QUER, TUDO MUDA SIM, PARA MELHOR

Hoje à noite, eu já   Pensando em você, Digo sim, que Deus Tem todo poder   Para te fazer bem Na vida nesta Terra, Mormente no...