sábado, 25 de julho de 2020

POR QUE A GENTE BRIGA?

Marisa 25/07/2020



Hoje, eu quero fechar
O meu ditoso Diário
Com uma boa poesia
Que fale o necessário,


Pra edificar esta casa
Onde eu e Marisa
Já passamos o tempo
Sem haver mais briga.


Porque já deu tempo
Termos a experiência
De cônjuges sabidos
E trazem inteligência


De bem-aventurados
No planeta Terra,
Principalmente aqui
No meu pé de serra.


Por que a gente briga?
É uma boa pergunta
Que ninguém detém
Um pouco e assunta


Para redarguir com fé,
Inteligência e saber.
Pergunta que a gente
Deveria sempre fazer.


Então, hoje, eu ouvi
Essa pergunta boa,
Para mim perguntei,
E após para a Varoa.


Ora, a minha resposta
Simplesmente foi esta:
Por não querer não,
Receber as conversas


Vindo da Varoa Marisa,
Achando que ela tinha
Que ser igual a mim,
Contudo, eu não vinha


Pensando que Marisa
É Mulher, e eu sou
Homem, e nunca será
Ainda havendo Amor.


Esta é uma das razões
De eu provocar briga
Quase todo dia sim
Contra a Varoa Marisa.


E qual foi a resposta
De Marisa, ao ouvir
Essa ótima pergunta?
Claro, relatarei aqui


Para o povo entender
Que a briga da gente,
Ora, é por não aceitar  
A pessoa diferente.


Daí a Marisa objetou:
“Porque você tem sim,
A cabeça dura, e quer
Ter viver igual a mim,


E que eu seja também
Como você, e a gente
Briga como cães livres
Do dono e da corrente.”


Então, entendi tudo
Que mãe Gildete dizia
Quando eu era jovem
E com atenção ouvia.


Então mãe Gildete
Me contou um conto,
Que me fez lembrar,
Posso altear 1 ponto,


Mas vou agora falar
O que mãe me disse,
Ao ouvir duma amiga
Que tinha vida triste


Lá dentro da sua casa.
Daí mãe Gildete falou:
“Uma mulher só vivia
Brigando, com o amor


Da sua vida (marido).
Daí ela foi se confessar
E o Padre aconselhou:
‘Se teu marido chegar


Brigando contigo sim,
Enche a boca d’água
E deixa ele falar, falar
E falar. É claro, nada


A senhora dirá não.
Em verdade, a briga
Terá fim, e a senhora
Terá sim paz na vida.


A senhora vá e faça
Tudo isso que ensino.
Com mais um tempo
E fé no Pai Divino,


A senhora volte aqui.’
Então a mulher saiu
E tudo que o Padre
Mandou, ela cumpriu.


Passou apenas 1 mês,
E a mulher voltou lá
Na Igreja para dizer:
‘O meu marido está


Completamente fora
Da briga que ocorria
Quando ele chegava
Bêbado e me afligia.’


Qual milagre da água
Na boca da senhora?
De fato, pra ela falar
Tinha que jogar fora


A água da boca, não
Jogando ela ficaria
Calada, e seu marido
Sozinho não brigaria.”


Ora, a Marisa brigava
Comigo, por que eu
Não entendia não,
Que o algoritmo meu


É sim completamente
Diferente de Marisa.
Por isso a gente tinha
Nesta casa as brigas.


Porém, já convivendo
Assim, dá para saber
Que cada qual tem
O seu modo de viver,


Ninguém muda não,
A índole de ninguém,
Mas a água na boca  
Faz se conter bem.


Mário Querino – Poeta de Deus

Mário Querino 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NEM TUDO QUE APRENDEMOS E ENSINAMOS É CERTO

    Mário Querino 29/04/2024 Ora, alguém inquiriu: “Você aceita Jesus em Sua casa?” O que eu Responder? Pois bem,   Somente i...