sexta-feira, 17 de julho de 2020

QUEM QUER AGRADAR A TODOS, PRECISA SER IGUAL AO MORCEGO

Mário Querino 17/07/2020



Alguém indagou assim:
“Qual razão de um cara
Ficar odiado por várias
Pessoas?” Qual a clara


E sincera resposta que
Devo dar no momento?
Certamente, segundo
O meu conhecimento


E a minha ideia poética,
Só poderia ser esta sim:
Se for por ser um cara
Bom, porque até o fim


Fala a realidade ainda
Que seja sujeito perder
Tudo que tem: amigos,
Trabalho e posso dizer


Que até mesmo família,
Pois quando o cara quer
Falar a realidade, mostra
A sua obra ao lado da fé,


Ainda que a vaca tussa,
Como dizia a Luciana,
Quando ainda criança
E no final de semana


As irmãs mandavam ela
Fazer algo na sua casa.
Daí ela objetava: “Nem
Que a vaca tussa, nada


Eu faço agora, estou
Muito bem.” Então, só
É falar a realidade que,
Quem estiver ao redor,


Some de mansinho sim.
Outra ideia que aponto,
E também é a realidade,
Sem aumentar 1 ponto,


Como dizia a minha mãe:
“Quem conta um conto,
Aumenta 1 ponto.” Ora,
É sim verdade, a ponto


De a pessoa ser jogada
Para as cobras. Isso já
Dizia minha tia Amélia
Quando eu fui estudar


Na cidade de Antônio
Gonçalves, em 1977,
Deixando pai Toinho
E minha mãe Gildete


Em Bananeiras. Então
Ouvia de Amélia sim,
Os adágios populares
Que ela dizia pra mim.


Então, é só ser aqui
Uma pessoa muito má,
Que todos só procuram
Dessa pessoa se afastar.


Então para ser aceito,
É só ser como morcego,
Como dizia um velho
Político, sem segredo:


“Morcego chupa, chupa,
Chupa... E assopra.”
Assim, viverá bem. Que
Tal, a minha resposta?


Mário Querino – Poeta de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NEM TUDO QUE APRENDEMOS E ENSINAMOS É CERTO

    Mário Querino 29/04/2024 Ora, alguém inquiriu: “Você aceita Jesus em Sua casa?” O que eu Responder? Pois bem,   Somente i...