segunda-feira, 12 de março de 2018

COMO COBRAR RESPEITO, SE QUEM COBRA NÃO QUER SER RESPEITADO?

Poeta Mário Querino 12/03/2018



Alguém me repreendia
Quando eu chamava
De senhora sua pessoa,
E chato ela me achava.


Porque na sua intuição,
Lhe chamava de idosa.
Um dia eu dialogando
Com senhora virtuosa,


E explicando esse teor,
Ela disse bem assim:
“Pois honrada eu fico
Quando dizem a mim


Que eu sou senhora.
Porque entendo isso
Com muita nitidez:
A jovem casa, é licito


Se achar uma senhora.
Pois na verdade fica
Sem hora para nada,
Daí sem-hora é vista.


Comentei sem dúvida:
Muitos doutores não
Conhecem os pronomes,
Se conhecem, não dão


Acuidade. Mas vão à TV
Cobrar do povo Respeito
E a boa Educação sim.
Se chamarem deste jeito,


Senhor ou senhora aqui,
Dão uma resposta
Que nenhum educado
Que ouvir isso gosta.


Certo tempo eu chamei
O Secretário de Educação
De senhor, e ele rebateu:
“Senhor está no Céu, irmão.”


Outro dia chamei sim,
O Diretor de um Colégio
De bom porte de senhor,
Ele disse: “Este privilégio


É só para quem manda       
Chuva no planeta Terra.”
Eu em vez de ficar feliz
Por ver no pé de serra


Doutores e educadores,
Fiquei com vergonha
Por tratar os doutores
Bem e auferir tamanha


Resposta de renegação.
Mas quando ligo a TV,
Vejo e ouço doutores
Cobrando respeito que,


As pessoas querem dar
E são humilhadas entre
O povo do lugar onde
Doutores visitam sempre.


Então gosto de chamar
De D. Maria José,
Por ser uma companheira
E sem-hora de viver até


Sem tempo pra si mesma.
E também eu conheço
Pronomes de tratamento
Que expressa respeito.


No meu pensamento sei
Que uma pessoa chamar
Um homem de senhor,
Não vai depois lhe causar


Algum dano na sua vida.
Então quem me chamar
De senhor, jamais vai
Querer me machucar.


Por isso vários doutores
São mal vistos na TV.
Porque não aceitam
Pronomes com prazer.


Quando o homem não
Quer ser um senhor,
De fato, todos acham
Que ele não tem valor.


Não tem um respeito,
Não sabe os pronomes
De tratamento pessoal,
E não respeita o nome

Que Deus lhe indicou
Através de seus pais,
De parentes e amigos.
Quer respeito? Vá atrás

De pronomes corretos.
Assim todos vão sim,
Lhe respeitar e chamar
De senhor até o fim


Ou de senhora numa boa,
Quando a sem-hora
Aceitar sim os pronomes
Usados. Até outra hora.


Mário Querino – Poeta de Deus   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMORIZAR COISAS VELHAS É NÃO TER ALGO NOVO PARA EXIBIR

  Mário Querino 26/04/2024 Ora, alguém inquiriu: “Escreves todo dia, Porém, tudo isso fica Na memória?” Só ria   Dessa pergun...