quinta-feira, 1 de março de 2018

POETA MÁRIO QUERINO SONHOU FAZENDO EXAME DE VISTA E D. MARIA JOSÉ SE ENVERGONHOU COM A ATITUDE DO DOUTOR

Poeta Mário Querino 01/03/2018



Ontem, após às 22 horas
Fui à cama para dormir
E quando eu dormir sim,
Sonhei. E agora resolvi


Descrever o meu sonho
Resumidamente com fé,
Poeticamente e precisão.
E me dê Jesus de Nazaré


A maravilhosa inspiração
Para que eu possa fazer
O comentário excelente
Sobre o que eu pude ver


Neste meu devido sonho.
Daí fui com D. Maria José
Fazer um exame de vista,
É óbvio, com prazer e fé.


Na sala de espera havia
Bastante gente também
Para fazer esse exame.
Daí preparei muito bem


Um texto poético e dei
Ao Oftalmologista feliz,
Mas ele com sua ironia
Comentar diferente quis.


Primeiro criticou o título
Que era de gosto meu,
Porque o qual falava bem
Do Senhor nosso Deus.


Depois ele começou a ler
Com uma voz estranha.
Então D. Maria José ficou
Com muita vergonha,


Pois ali tinha muita gente
Esperando tratamento
De seus olhos enfermiços.
Como escrevo no tempo


Certo e para as pessoas
Certas, rebati com poder:
Por que o senhor Doutor,
Não procura agora fazer


Comentário de incentivo
Para que eu possa mudar
Para melhor meu estilo
De redigir? O senhor está


Me desmotivando, pois eu
Estou começando agora.
D. Maria José humilhada,
E atendia foi logo embora.


E os outros pacientes sim,
Também foram embora.
Então fiquei ali sozinho
Com o Oftalmologista, fora


Da hora de atendimento.
Daí ele me deu algo sim,
Para então eu comer,
Obviamente achei ruim,


Mas ele me insistiu, e eu
Não queria essa comida.
Daí sua esposa trouxe
Uma salada desconhecida


E o Doutor me fez comer,
Dizendo: “Coma para encher
Bem a sua barriga, pois
Já é tarde e precisa comer.”


Então eu lhe redargui sim:
Mas com fome não estou,
Como eu vou comer isso?
Todavia, insistia o Doutor.


Daí eu disse: Se o senhor
Me forçar eu comer,
Obviamente eu vomitarei,
Então é melhor entender.


Mas o Oftalmologista fez
Uma ação muito estranha,
Pegou uma pinça e puxou
Meus dentes com tamanha


Força que os arrancou.
Depois de tudo isso ainda
Eu fiz o seu pagamento,
Dizendo: O senhor termina


Este trabalho, então aqui
Está o determinado preço.
Dei até dinheiro demais
E ele disse: “Não mereço,


Tome de volta essa sobra.”
D. Maria José se achando
Envergonhada com o texto
Ficou então se lamentando.


Mas eu lhe falei: Eu amo
Fazer versos, não é por isso
Que eu agora vou desistir,
Continuarei no me Distrito


Sendo o Poeta que eu sou.
Pois se eu fosse famoso,
Obviamente esse Doutor
Me gabaria entre o povo.


Daí às 5 horas me acordei
Com bem mais ânimo
Para enfrentar o trabalho
Neste cantinho baiano.

Mário Querino – Poeta de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É MELHOR REZAR DO QUE VIVER JULGANDO AS PESSOAS

    D. Marisa 17/04/2024 Ora, todo dia após Às 18 horas, D. Marisa Liga a sua simples TV já ditosa da vida,   Pois é uma tra...