terça-feira, 6 de março de 2018

SOU FELIZ E CONTENTE POR QUE VIVO PARA MIM

Poeta Mário Querino 06/03/2018



Alguém perguntou assim:
“O que fazer para eu viver
Bem sem acharem ruim
A minha maneira de ser?”


Respondi: A melhor forma
De uma pessoa viver feliz,
É cumprir as normas
Que recebe de um País,


Estado e Município sim.
Você pode até indagar:
“Se não gostar de mim?”
Replicarei: Tente tolerar,


Ora, dentro dos direitos.
Ao contrário, tente evitar
Um diálogo insatisfeito,
Que venha incomodar.


E ao chegar num lugar,
Vigie constantemente,
Porque você vai escutar
Palavras insignificantes,


Claro, são essas palavras
Que deixam intolerante.
É melhor não falar nada
E procurar ficar distante.


Não por um repúdio não,
Mas para você viver bem,
Sem alimentar o coração
Com algo que não convém.


Que convenha a outros,
Mas hoje, você deve viver
Conforme o seu gosto,
Pois você nunca vai fazer


Os gostos de amigos seus,
De colegas ou de chefe,
De patrão e nem de Deus,
E se tentar enlouquece.


Então viva como você
Se acha bem na Terra.
Assim vive com prazer
O Poeta do pé de serra.


Quem não for comigo,
Nada eu poderei fazer,
Não ficarei constrangido
Não agradando o querer.


Se todos fossem agradar
A mim, na Terra não teria
Violência, ódio, mal-estar,
Corrupção e até a regalia


Para poucos irmãos
E trabalho muito forçoso
Para o resto da nação
Que faz labor desgostoso


Sem boa remuneração,
Por causa do dinheiro
Concentrado nas mãos
De poucos brasileiros


E de poucos ser humanos
De uma forma ilícita.
Faço no cantinho baiano
O que a alma feliz fica,


E o espírito se satisfaz,
O que a minha vida
Encontra muita paz,
O que nesta terra querida


Eu possa viver bem.
Então, jamais vou querer
Tentar agradar alguém,
Não tenho esse poder.


A minha mente funciona
Totalmente diferente,
Sei que muitos zombam,
Mas sou feliz e contente


Por que vivo para mim.
Se gostar do meu jeito,
Jamais eu acharei ruim,
E se estiver insatisfeito,


Nada eu posso fazer,
A não ser, tolerar,
Ou procurar entender
Por que vim incomodar.


Mas se eu incomodo,
Não posso mudar não,
Nem com tudo concordo
No cantinho do sertão.


Nem obrigo ninguém
A concordar comigo.
Se tenho direitos, têm
Os outros seres vivos.

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTÁS COM FOME? PEÇA QUE ALGUÉM LHE DARÁ O QUE COMER

    Mário Querino 25/04/2024 Hoje eu tive um sonho, O qual me deixa triste, E outro sonho assim, Penso que não existe.   Ora,...