segunda-feira, 10 de abril de 2017

POESIA MUDA A HISTÓRIA DE UMA CRIANÇA SEM NOME PRÓPRIO, PORQUE POESIA É VIDA

Poeta Mário Querino 10/04/2017


No dia 10 de abril de 1962,
As 23 horas nasce a criança
Que até então sem nome,
Mas repleta de esperança.


Seu pai, Sr. Antônio Pereira
E sua mãe, D. Gildete Querino,
Residiam neste bom Distrito,
Seu cantinho nordestino.


Seus amados avós paternos
Eram, Sr. Raimundo Pereira
E D. Antônia Maria de Jesus
Imigrantes em Bananeiras.


Seus amados avós maternos
Eram, Sr. Ramalho Querino
E D. Maria Benta de Carvalho,
Deste cantinho nordestino.


Só em 22 de julho de 1974
O pai, Sr. Antônio Pereira,
Resolveu registrar a criança,
Hoje, legatário de Bananeiras.


E teve como testemunhas,
Sr. Arnovaldo Alves Dantas
E Ademir Gomes Monteiro.
A partir daí essa criança


Recebeu seu nome próprio,
Pois era chamado de Zinho
Por todos da sua família
E também por seus vizinhos.


Ainda recebendo seu nome
Próprio, o Zinho continuou
Sendo conhecido na região,
Pois o povo se acostumou


Com o apelido que a criança
Ganhou logo quando nasceu.
Pouca gente ficou sabendo
Do novo nome que recebeu


A criança que cresceu entre
Seus amigos e compatrícios.
Ainda na escola que estudava
Seu novo nome não era dito.


Somente em 1980, quando
Estudava no Ginásio 5 de Julho
Na cidade de A. Gonçalves,
Teve este grande orgulho


De ser chamado pelo nome
Próprio, Mário Querino.
Pois a Professora de Língua
Portuguesa ficou pedindo:


“Façam redação para nota.”
O jovem inspirado solicitou:
“Profa. Marisa, farei poesia.”
A Professora disse: “Eu estou


Feliz com a ideia, pode fazer
Poesia.” Então começou sim
A fazer uma simples poesia,
Que foi mais ou menos assim:


“Hoje eu estou apaixonado,
Porque o meu grande amor
Me deixou aqui abandonado,
E de paixão morrer eu vou.”


Quando leu, ainda gaguejando,
Porque era muito gago,
Todo mundo entendeu
Que estava sendo inspirado.


Daí começou a enviar poesia
Para as rádios da região,
Para a TV Diário do Ceará
E seu nome teve repercussão.


Um dia ele estava no portão
Do Colégio onde ainda lida,
Lhe apareceu uma criança,
Obviamente, ditosa da vida,


Enviada por uma Professora
Que ensinava na outra Escola,
Falou para ele: “Zinho diz
Pro Mário que mande agora


Algo à Professora fulana de tal.”
Daí ele esclareceu o nome seu
Dizendo: “Meu amigo,
Fale pra ela que Mário sou eu.”


Hoje, segunda-feira, 10 de abril
De 2017, já completa 55 anos,
E o povo agora só lhe conhece
Como Mário Querino, ficando


O Zinho para poucos da família.
Então ele não teve precipitação
Pra lhe chamarem pelo nome,
Tem gente que faz reclamação


Se alguém chamar pelo apelido.
Ele nunca importou no viver,
Recebeu seu nome admirável
E a poesia fez o povo entender


Que o nome é Mário Antônio
Querino da Silva, bananeirense,
Apropriado do pé de serra,
Vive apaixonado e contente.

Mário Querino – Poeta de Deus   

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTÁS COM FOME? PEÇA QUE ALGUÉM LHE DARÁ O QUE COMER

    Mário Querino 25/04/2024 Hoje eu tive um sonho, O qual me deixa triste, E outro sonho assim, Penso que não existe.   Ora,...