quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

COMO A ÁGUA PODE NASCER FORTE NAS SERRAS?

Poeta Mário Querino 15/02/2018


Observando meu Distrito,
E vendo a falta de água
No Rio Aipim e riachos,
Eu fiz um estudo e nada


É melhor que divulgar.
Vendo que o rio nasce
Na área alta do Distrito,
E desce com destaque,


Eu intuí que para minar
Precisa de uma pressão,
No caso, uma nascença,
Que tem muita precisão.


Mas no tempo presente
Furam poços artesianos,
O qual tem vasão d’água
Alta no cantinho baiano.


Agora, assim pergunto:
Como pode a nascença
Liberar a sua água forte
Se o lençol já enfrenta


Sim, várias perfurações
Na parte mais baixa?
Como terá força a água
Para sair na parte alta,


Se furos tiram a pressão
Do lençol que é preso
Dentro da terra?
Sairá como? O segredo


Está revelado, só basta
Analisar bem melhor
E chagar essa conclusão,
Pois vejo que ficará pior


Daqui mais um tempo,
Com mais perfurações
De poços artesianos
Em todas as regiões.


Ainda não era tempo
De perfurarem poços
Assim no pé de serra,
Todavia, isso mostro.


Por exemplo, se encher
Uma bexiga d´água,
Furar na área superior,
Ora, a água será jorrada


Para cima com pressão.
Contudo, se fizer furos
Na parte de baixo,
O de cima ficará seguro?


Melhor dizendo, forte?
Então será essencial
Analisar esse negócio
Para o líquido Natural


Não falte para os seres
Vivos. No futuro será
Causa de uma briga,
Porque a água ficará


Inteiramente escassa.
Hoje em dia ainda tem
A perfuração de poços,
Mas isso não irá além.


Porque a tendência
Da água é descer,
E com essa perfuração,
Como na serra nascer?


Esta é a visão poética
Do Poeta Mário Querino,
Que vive em Bananeiras,
Cantinho nordestino.


Contudo, eu não quero
Me intermeter nisso,
Pois não é a minha área,
Mas o lucro está visto.


Mário Querino – Poeta de Deus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...