quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

O HOMEM É CAPAZ DE ENTENDER A SUA PRÓPRIA ESPÉCIE?

Poeta Mário Querino 08/02/2018


Alguém perguntou assim:
“O homem é capaz de entender
A sua própria espécie?”
Respondi: Não tem o poder


De entender nem sobre si.
Porque hoje o homem vive
Preso por um destino,
E amanhã pode estar livre.


Hoje o homem pode ser
Livre para fazer tudo,
Amanhã pode estar preso
Por fazer crime absurdo.


O homem estuda sim
O próprio homem,
Sabe de todos os órgãos
E dá nome por nome.


Só não conhece a mente
Onde está seu comando.
O homem hoje é sabido,
Amanhã estar passando


Por processos suscetíveis,
E todos chamam lunático.
Então o homem não sabe
De seus altos e baixos.


Se soubesse de si mesmo,
Não desobedecia o Sistema,
O qual lhe mostra perigo.
Então, agora, compreenda


Que o homem não vai
Nunca lhe entender,
Enquanto pisar na Terra,
Isto eu já pude perceber.


Quem ousa me entender?
Será que nesta geração
Algum homem saberá
O que a mente e coração


Do Poeta Mário Querino
Pensam? O que sente
O meu coração ao redigir
O que pensa a mente?


Já pensou muitas coisas,
De quando você começou
A ler este pensamento
Que o Poeta ciente anotou.


Certamente o homem
Veio à Terra e voltará
À Terra, mas ele nunca,
Nunca lhe entenderá.


Acho que sou um homem
Completamente paciente,
Mas se alguém me falar
Uma palavra indecente


Que me ofenda, claro,
Deixarei de ser pacífico,
A ponto de fazer crime
E escandalizar o Distrito.


Então, nem eu mesmo
Me conheço neste lugar
Nem vou me conhecer,
Sempre iluso vou ficar.


Penso que nunca serei
Um homem violento,
Sempre me controlo,
Para meu pensamento


Não causar-me deslize,
Claro, que me aparece.
Quando percebo que é
Iracundo, faço preces


Em nome de Jesus Cristo,
E tudo vai fugindo,
Deixando seguramente
A ideia de Mário Querino.


Mas não consigo achar
Que tipo de homem sou.
Não sei se sou violento,
Ninguém isso já notou.


Porém, não deixo de ter
Pensamentos absurdos.
Mas procuro controlar
E extirpar isso tudo


Da minha vida na Terra.
Porque quero viver feliz
Mesmo não sabendo
Que homem sou no país.


Mário Querino – Poeta de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...